Houve grandes mudanças provocadas pela informatização da sociedade em vários setores como: Medicina, Indústria, Serviços, Finanças, Comércio, Governo, Comunicações, Transportes, Entrendimento, Administração, Escola e¸ conseqüentemente na Educação.
Para o futuro, podemos esperar com a informatização da sociedade, que áreas já informatizadas vão ficar ainda mais informatizadas e as áreas ainda não informatizadas vão se informar. Por tudo isso, as pessoas vão precisar saber lidar com o computador para fazer as coisas do dia-a-dia, trabalhar, atuar como cidadão, divertir-se e aprender.
Com a informatização da sociedade, observamos que a escola não tem sido afetada pelo desenvolvimento tecnológico, mesmo que naturalmente a escola e a educação estejam cercadas de novidades tecnológicas, apenas a educação não formal tem se transformado através de tecnologia vigente.
Como a escola é uma instituição criada pela sociedade com função de privilegiar, mas não exclusivamente, se ocupar da educação num âmbito maior, tem-se especificamente, a escola concentrando seus esforços naquelas atividades consideradas mais importantes pelo paradigma da educação vigente, quanto pelo paradigma tradicional da educação escolar que é privilegiar apenas a transmissão de conhecimentos.
Essa visão contrapõe o paradigma de educação atual que é formar o indivíduo, para que tenha uma vida realizada e plena; formar o cidadão, para que participe responsavelmente na sociedade; formar o profissional, para que possa, através do trabalho, realizar-se, sustenta a si mesmo e à sua família; contribuir para a melhoria da sociedade.
Assim mesmo que o computador fosse apenas um meio de produção, uma tecnologia que afetasse apenas o setor produtivo, ainda assim a escola e a educação teriam que se ocupar dele, porque, no paradigma educacional vigente, é função da educação, também da escola, preparar as pessoas para viver, agir como cidadãos e trabalhar na sociedade, e, observa-se que esta está totalmente informatizada.
Sendo o computador, hoje em dia, o meio de comunicação (pelo menos a não formal), visto que educação envolve, entre outras coisas, a comunicação em primeiro momento e, sendo o computador visto como uma tecnologia educacional, espera-se futuramente que a educação veja o computador como recurso de apoio ao ensino, como uma ferramenta de aprendizagem. E que o computador como uma tecnologia, acabe auxiliando na construção e na organização do conhecimento, ocorrendo assim uma transformação da educação.
Com a universalização do uso do computador teremos uma revolução na educação, dando a todo acesso desintermediado a dados, informação, conhecimentos a outras pessoas, facilitando o ensino à distância, promovendo auto-aprendizagem constante, alimentando sede de saber e conhecimento, alavancando a liberação individual e social.
Com a informatização uma tendência da educação será adaptar-se a tal (ou tais) tecnologia(s) permanente(s), do nascimento à morte, constante, do acordar ao dormir, cada vez menos formal, independente de instituições. Já no contexto institucional, cada vez mais difusa, envolvendo múltiplas instituições, viabilizada pela tecnologia, realizada à distância, desintermediada, sem contato presencial.
Se a escola e os profissionais que nela atuam continuarem a ignorar a principal tecnologia do nosso tempo - o computador - a menos que se transforme, deverá perder sua condição de local privilegiado de ensino e aprendizagem, ao passo que o professor estará ameaçado de perder sua condição de principal detentor e intermediador do saber.
Desse modo, a escola e o professor com o novo paradigma da educação deverão modificar-se cada qual com suas novas tendências. Assim, a escola com formação da inteligência e análise crítica da informação, de valores e interesses, com planejamento de vida, em contrapartida, o professor como um facilitador, catalisador e contagiador desse processo de ensino e aprendizagem. Portanto, “Educação é aquilo que resta quando nos esquecemos daquilo que nos foi ensinado” (Michal Hammer).
Como há várias formas de utilização do computador na escola, em atividades tanto administrativas e financeiras, bem como em atividades de comunicação e de acesso à informação e até atividades pedagógicas, devem surgir também novas formas de aprendizado de informática. Então, temos que nos preocupar em ensinar informática como: Alfabetização – conhecer o computador; Utilização – usar o computador em tarefas genéricas (edição de texto, cálculos em planilhas, uso de bancos de dados, gráficos, acesso à Internet, etc); Domínio – usar o computador em tarefas específicas que cada um tem a realizar; Autonomia – programar o computador.
Tanto na educação como na informática, o computador é uma ferramenta, e como tal, não deve nos encantar demais, mas isso não quer dizer que a informática não seja hoje tecnologia imprescindível e muito necessária para educação. É por ser uma ferramenta que extende a capacidade de nossas funções mentais de buscar, processar, armazenar, recuperar e transmitir informações e conhecimento, bem como a nossa capacidade de nos comunicar uns com os outros, o computador de agora em diante é inseparável da educação; ele é a tecnologia da educação.
O computador, como fonte de informação e de aquisição de informações se tornarão os órgãos dos sentidos que poderão nos ajudar, através da aquisição da comunicação interpessoal, da leitura, da música (apreciação musical) e da imagem, ajudar a alfabetização e a educação em si e, na alfabetização com computador e educação especial, através da utilização da multimídia como serviços de informação bibliográfica, textos inteiros “on-line”, bancos de dados de informações geográficas, históricas e cartografia, ao passo que teremos a morte da enciclopédia em forma impressa teremos grande possibilidade de ocorrer o mesmo com os demais livros.
Com o computador e o seu grande processo de comunicação teremos o Correio Eletrônico; Conferência Eletrônica via texto (assíncrona e síncrona); Internet Phone; Conferência Eletrônica por voz; a Televisão e o Vídeo Interativos; Vídeo Conferência; Imprensa, Rádio e Televisão Digitais como novos recursos tecnológicos a serem utilizados no ambiente educacional num futuro, não muito distante, quem sabe até na rede pública de ensino (municipal).
Com o computador também poderemos estar garantindo ou não o desenvolvimento de algumas habilidades como adquiridos com os Simuladores de vôo, até simulação de processos e experiências de laboratórios, bem como a simulação na educação médica, de emergências sociais, além da simulação e preparação para desastres e guerra.
Com o computador e com pensamento crítico, poderemos desenvolver a lógica; sistemas baseados em conhecimentos como a engenharia e sistemas especialistas de apoio à decisão; sistemas diagnósticos e sistemas de crítica ao diagnóstico; sistema de tradutores e de aprendizado.
O fator fundamental no processo de aprendizagem com a utilização da tecnologia de informática com crianças e adolescentes, é que, não podemos em hipótese alguma tornar esse método (ferramenta) como prioritário no ensino, isto é, como condição, mas sim em uma segunda ordem de escala e importância, como sendo um "pano de fundo”, permitindo somente a estas crianças e adolescentes a utilização lúdica da tecnologia, preparando-as assim para uma melhor vida futura e presente, através do acompanhamento dessa evolução tecnológica, despertando desta maneira a utilização racional dessa tecnologia nas novas eras.
Concluindo, a tecnologia da informação representa importante papel no cenário da educação, não devendo, entretanto representar uma finalidade em si mesma, mas sim sendo utilizada como ferramenta auxiliar no processo cognitivo e quem sabe garantir o seguinte fluxo educacional, baseado no conhecimento e sabedoria:
COMUNICAÇÃO ® INFORMAÇÃO ® CONHECIMENTO « SABEDORIA
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MARÍDIA LILIANE ANSONI FERREIRA
(18/08/08)
Aula 8 - Pauta
Há 16 anos
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